top of page

Saarburg - Um cantinho pitoresco da Alemanha

Saarburg é uma pitoresca cidade da Alemanha cercada por vinhedos. Foi fundada em 964, quando um castelo foi construído às margens do Rio Saar, e ainda preserva os traços da Idade Média.

No coração da cidade, encontra-se uma cachoeira de 20 m de altura. Seu curso percorre o vale entre casas e edifícios barrocos e a força de suas águas fazem girar as rodas do antigo moinho Hackenberger - uma atração única que pode ser admirada de cima de uma pequena ponte de pedestres e dos cafés ao redor.





Sobre o Castelo fortificado de Sarre...


Em 17 de setembro de 964, o conde Siegfried, do Luxemburgo, tomou posse de uma montanha imponente às margens do Sarre (Churbelun) e lá mandou construir "Castelo fortificado de Sarre".


Em 1036, Adalbero, filho mais novo e herdeiro do conde Siegfried, doou o castelo ao arcebispo Poppo de Trier, mas foi arcebispo Bruno (1102-1124), conde de Laufen, que ampliou e embelezou o castelo fortificado.


Décadas depois, o arcebispo Heinrich II de Finstingen (1260 - 1286) construiu a grande torre e as muralhas.


Em 29 de maio de 1291, Saarburg recebeu o título de cidade.


O poço profundo que se encontra na entrada da castelo foi perfurado, em meados do século XIV, por ordem do príncipe e o arcebispo Boemund II, que se viu obrigado a fixar residência em Sarrebourg por motivos de saúde e por causa de sua idade.


Em 1431, o cavaleiro saqueador Ulrich de Manderscheid atacou o castelo, roubou tudo o que havia de valor e o demoliu.


Johann II de Baden foi quem reconstruiu o castelo. Em 1464, ele foi coroado bispo na capela da fortaleza pelo bispo de Metz e pelos coadjutores (assessores) de Trier e Worms.


Durante sua campanha contra o arcebispado de Trier, Franz de Sickingen exigiu a rendição do castelo (7 de setembro de 1522), cuja defesa foi assegurada com sucesso pelo comandante Peter de Kalenborn.


Em 24 de setembro de 1552, Jodochus Dailberg, comandante das tropas Margrave Albrecht em Brandemburgo, incendiou o castelo e o destruiu novamente. Sua reconstrução foi concluída no final do século XVI.


Durante as guerras de conquista de Luís XIV, franceses e espanhóis cercaram o castelo fortificado e a cidade e acabaram por ocupá-lo várias vezes.


Em 15 de outubro de 1702, durante a Guerra da Sucessão Espanhola, os franceses tomaram o castelo e a cidade. Após dois anos de domínio francês e após um cerco bastante curto (um dia e meio), o exército prussiano (Legião Schwerin) assumiu a cidade e o castelo fortificado. Em 1794, a fortaleza foi conquistada pelos franceses pela última vez.


Durante o século XVIII, a construção foi sendo cada vez mais degradada, restando somente suas ruínas. Em 1860, para evitar sua total dilapidação, a cidade de Saarburg o adquiriu por uma soma de 325 táleres (moeda de prata usada por quase 400 anos).

Fotos: Mariana Moreeuw

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Mari Moreeuw. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page