Luxemburgo (ville) em um dia.
- Mariana Moreeuw
- 10 de fev. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de fev. de 2020
Grão-Ducado de Luxemburgo é um país de pouco mais de 600.000 habitantes, dos quais metade é de estrangeiros. Apresenta uma área aproximada de 2.600 km2. Tão pequeno e ao mesmo tempo tão multicultural, este país possui três línguas oficiais o luxemburguês, o francês e o alemão, mas facilmente encontramos pessoas falando inglês e português. 😊Com uma arquitetura que mistura o estilo medieval, clássico e moderno, essa cidade é apaixonante!
Vem comigo conhecer mais um pouquinho desse país que me recebeu com tanto carinho...🥰

1. Hôtel de Ville.
Construído entre 1830 e 1838 no estilo neoclássico, este prédio histórico abriga a administração municipal e a sala de reuniões do conselho municipal.

Foto: Mariana Moreeuw
2. Cercle Cité
Esta construção serve como um prédio administrativo com várias salas de recepção. De 1953 a meados da década de 1960, o Círculo realizou reuniões do Conselho de Ministros da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, bem como reuniões do Tribunal de Justiça Europeu. O sinal mais distinto na fachada do edifício é o friso que representa a entrega de cartas de franquia aos habitantes da cidade de Luxemburgo pela condessa Ermesinde (1244). Uma passarela liga o círculo municipal do centro sociocultural "Le Cité". Juntos, eles formam o centro cultural e de congressos "Cercle Cité", localizado na Place d'Armes.
Fonte: Luxembourg City Tourist - Guide "Discover Luxembourg"

Foto: Mariana Moreeuw
3. Palais Grand-Ducal
Situado no centro histórico da capital, este imóvel é utilizado para o exercício das funções oficiais do Grão-duque como Chefe de Estado. Embora seja residência oficial, a Realeza mora num castelo na cidade de Colmar-Berg. O fato de a bandeira estar hasteada significa que o Grão-duque está no local. Podemos visitá-lo no verão (época de férias dos Soberanos).😉📸

Foto: Mariana Moreeuw
4. Marché-aux-poissons
O Mercado de Peixes, onde duas estradas romanas já cruzaram, é o centro histórico da cidade velha. É aqui, em frente aos portões do castelo Comtal, que se realizam os primeiros mercados. A vida econômica e social dos primeiros habitantes da cidade se desenrolava nos pequenos becos ao redor dos Marché-aux-Poissons, anteriormente chamados Vieux Marché ou Marché-au-Fromage. Os edifícios que fazem fronteira com a praça têm um valor histórico muito especial.
Fonte: Luxembourg City Tourist - Guide "Discover Luxembourg"

Foto: Mariana Moreeuw
5. Passage du Palais
Pequena passagem (beco para os brasileiros) e uma das mais antigas de Luxembourg ville, que abriga alguns restaurantes. Fica situada no Antigo mercado de peixes.

Foto: Mariana Moreeuw
6. Lema Luxemburguês: "Queremos continuar sendo o que somos".
Os Luxemburgueses são muito receptivos a novas culturas, contudo seguem valorizando suas tradições. Em uma das fachadas do antigo Mercado de Peixes encontramos essa frase escrita em Luxemburguês.

Foto: Mariana Moreeuw
7. Église Saint-Michel
A Igreja de Saint-Michel é um dos mais antigos locais de culto da cidade. Em 987, no local da atual Igreja de Saint-Michel, o Conde Sigefroi mandou erguer uma pequena capela. Ao longo dos séculos, a igreja foi repetidamente destruída e reconstruída, modificada e ampliada. A aparência atual da igreja corresponde à que recebeu em 1688. Por causa de sua história comovente, o prédio que foi restaurado nas décadas de 1960 e 1980, hoje combina elementos das arquiteturas românica, gótica e barroca.
Fonte: Luxembourg City Tourist - Guide "Discover Luxembourg"

Foto: Mariana Moreeuw
8. La Corniche
La Corniche estende-se pelas muralhas construídas no século XVII pelos espanhóis e franceses. Ao longo do vale de Alzette, o caminho vai do rochedo do Bock até a parte inferior da Cidadela do Espírito Santo.

Foto: Mariana Moreeuw
9. Grund
Grund é o bairro mais antigo da parte baixa de Luxemburgo. Repleto de casinhas bem cuidadas, possui uma arquitetura singular, vários pubs e restaurantes, centro cultural, museu... Parece cenário de filme. Uma fofura!!!🤗 Ah... Este bairro possui também um elevador que liga a cidade alta à cidade baixa. https://www.justarrived.lu/…/practic…/luxembourg-city/grund/

10. Cité Judiciaire au Plateau du Saint-Esprit
A cidade judiciária abriga vários tribunais e escritórios judiciais da Cidade do Luxemburgo. Situa-se entre o Alzette e o Pétrusse, na parte sul do bairro central de Ville Haute. Seus edifícios são mais modernos, contudo foram construídos numa arquitetura que combinasse com a área antiga de Luxemburgo. Foi inaugurada em outubro de 2008.

foto: google images

Plateau du Saint-Sprit: vista da cidade baixa
Foto: Mariana Moreeuw
11. Cathédral de Notre-Dame
Originalmente, a catedral era uma igreja jesuíta, cuja pedra fundamental data de 1613. A igreja constitui um exemplo notável do gótico tardio, apresentando vários elementos e ornamentos no estilo renascentista. No final do século XVIII, recebeu a estátua milagrosa do Consolador dos Aflitos, santo padroeiro do país e da cidade do Luxemburgo. 50 anos depois, a igreja recebeu o título sagrado de Notre-Dame e, em 1879, o papa Pio IX elevou-a à categoria de catedral. Entre 1935 e 1938, a Catedral de Notre-Dame foi ampliada no lado sul.
Fonte: Luxembourg City Tourist - Guide "Discover Luxembourg"

Foto: Mariana Moreeuw
12. Gëlle Fra
O Memorial de "Gëlle Fra" (mulher de ouro), inaugurado em 1923 na Praça da Constituição, foi erguido em memória dos soldados luxemburgueses que morreram durante a Primeira Guerra Mundial. É composto de uma escultura representando a vitória e um obelisco de pedra.
Fonte: Luxembourg City Tourist - Guide "Discover Luxembourg"

Foto: Mariana Moreeuw
=> Sugestão de City tour gratuito: https://www.freetour.com/luxembourg-city
Excelente tour com a guia Kimberly!
Comentários